Minha Primeira Experiência com Audiobooks

segunda-feira, junho 27, 2016

Pelo título já da pra ver que hoje vou falar de um assunto que muitos leitores tem uma certa relutância, os audiobooks.



Antes de começar a falar da minha experiência com esse tipo de leitura/livro eu vou ter que contar uma historinha. Tenho problema de vista e uso óculos, há uns dois meses eu fui na oftalmologista para trocar os óculos e fazer um exame de rotina e descobri que eu estava com dificuldade de produzir lágrimas.
Eu morei grande parte da minha vida em uma cidade quente e seca e isso piorou muito com a minha visão, tornando ela sempre sensível. Estava sempre com aquela sensação de olho arranhando, vista cansada, algo que lembrava conjuntivite, mas não era. Passou o verão o olho piorou e com o inicio do inverno começou a me incomodar mais. Na ida na oftalmologista ela me receitou um colírio que alivia e ajuda, mas que não ia resolver 100%, eu deveria dar um descanso a mais para os meus olhos.
Quem trabalha no computador provavelmente sabe que, quando ficamos atentos a tela, piscamos menos do que deveríamos, isso atrapalha a lubrificação natural dos olhos. Quando isso começou a me incomodar eu passava cerca de 10hrs direto no computador e consequentemente ficava com o olho irritado o resto do dia, mas ainda assim insistia em ficar lá cumprindo as minhas "obrigações". Quando contei isso na oftalmologista, além do colírio ela me receitou repouso e ainda frisou: "Quando eu digo repouso não é sair do computador e ir para a tevê ou ler algo, é descansar os olhos de verdade."

Troquei os óculos e resolvi que eu ia mudar meus hábitos, afinal, são os meus queridos olhinhos. O primeiro dia foi provavelmente o pior, eu tinha que parar a cada duas horas e fazer, no minimo, 15 minutos de repouso. A pergunta que não quer calar: O que eu faria nesses 15 minutos? Demorei mais ou menos 3 dias para resolver testar o audiobook e hoje eu vim contar essa experiência para vocês. :)

O primeiro problema foi a dificuldade em encontrar audiobooks em português. Não sei se é um mercado pouco explorado por aqui, mas tive uma dificuldade imensa, principalmente procurando por livros que eu já tinha na minha lista, que queria ler. O primeiro que eu li/escutei foi "O Hobbit" e decidi por um áudio extraoficial, mais dinâmico.
Dificuldades:
- Concentração: De cara eu já tive dificuldade em me concentrar na narração da história. Quando me envolvo em um livro, em uma leitura, fico 100% imersa naquilo, mas com o audiobook eu tentava simplesmente fechar os olhos e ouvir. O que aconteceu foi: tive que ouvir os 3 primeiros capítulos duas vezes.
- Marcações na leitura: Tenho o hábito de marcar por página, na narração não tem como você acompanhar por página especifica e sim por capítulos (pelo menos eu ainda não descobri como), gerando uma dificuldade em marcar coisas que acho relevante para as resenhas.
Benefícios:
- Leitura fluida: Apesar da dificuldade de concentração nos primeiros capítulos, consegui focar mais do que na leitura habitual. Sendo assim me envolvi mais pela trama e consegui finalizar a leitura mais rápido.
- Leio o tempo todo e em qualquer lugar: O audiobook me permitiu poder ler em casa, em viagem ou onde eu estiver (o que pra mim é muito importante, visto que sempre viaja com 2 livros físicos).

Resumindo, a minha primeira experiência com audiobook foi bem proveitosa, apesar de algumas dificuldades de inicio, ontem mesmo já comecei um novo livro.
Alguém mais tem o costume de ouvir audiobooks ou já ouviu e não gostou?

Me encontre aqui:
 facebook  pinterest  instagram  skoob 

Posts Relacionados

6 comentários

  1. Eu comecei a ouvir os audiobooks do Harry Potter este ano, nem lembro porquê. Achei uma playlist com eles em inglês no youtube e estou curtindo bastante. Estou cogitando bastante expandir a lista de livro depois da acabar de ouvir os 7 HP.

    Uma coisa legal de ouvir também são podcasts. Escuto vários e adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouço alguns podcasts também.
      Tô pensando em ouvir Harry Potter pra treinar o inglês.

      Excluir
  2. Olá!
    Não sei se conseguiria ouvir um audiobook. Na verdade, gosto mesmo de ler livros físicos.
    Raramente, ainda me arrisco a ler um pdf e tal, mas é só em alguns casos.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ahh eu morro de curiosidade sabe? Acho que é preciso testar pra poder dizer se é bom ou ruim e espero conseguir fazer esse teste logo rs acho legal que tenha mais livros disponíveis para serem escutados, é muito bom mesmo pra qualquer com problemas na visão!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi por isso que resolvi testar. Tinha curiosidade, mas achava que seria ruim.

      Excluir