Resenha: O Espadachim de Carvão - Affonso Solano

quinta-feira, julho 14, 2016


O Espadachim de Carvão
Autor: Affonso Solano
Editora: Fantasy/Casa da Palavra
Páginas: 256

Sinopse: Filho de um dos quatro deuses de Kurgala, Adapak vive com o pai em sua ilha sagrada, afastada e adorada pelas diferentes espécies do mundo. Lá, o jovem de pele absolutamente negra e olhos brancos cresceu com todo o conhecimento divino a seu dispor, mas consciente de que nunca poderia deixar sua morada.

Ao completar dezenove anos, no entanto, isso muda. Testemunhando a ilha ser invadida por um misterioso grupo de assassinos, Adapak se vê forçado a fugir pela vida e se expor aos olhos do mundo pela primeira vez, aplicando seus conhecimentos e uma exótica técnica de combate na busca pela identidade daqueles que desejam a morte dos Deuses de Kurgala.

Conheci o Affonso Solano e seus livros na Bienal de Minas Gerais, durante o evento eu o ouvi contando um pouco dos livros e a interação com os fãs, o quanto aquelas pessoas estavam envolvidas pelo o universo que o autor havia criado. Foi então que eu vi: Quero muito ler esse livro.
Uma semana depois já estava com os livros em mãos e pronta para inciar a leitura, repleta de expectativas, e o livro supriu todas elas.

Adapak cresceu isolado do mundo, em uma ilha, tendo pouco contato com outros seres (e quando digo seres é justamente porque o universo criado nos apresenta uma diversidade de seres).  Quando jovem, Telalec fora seu mestre e lhe ensinara sobre os "círculos", uma espécie de luta, que muda boa parte da vida do personagem. Adapak é filho de um Deus, algo que o torna único e muitas vezes temido pelos que o desconhecem.

Por todo o livro somos levados por Adapak. O universo não é apresentado e nenhuma realidade fatídica para guiar a história, todo o nosso conhecimento sobre o universo é trazido a medida que o personagem principal faz suas descobertas. Adapack conhecia apenas as histórias contadas por seu pai e pelos livros que lia e não conhecia nada sobre o seu mundo, até ser obrigado a sair de sua ilha buscando por verdade.

Um livro com um material gráfico lindo. Ilustrações marcam o inicio dos capítulos, referências de outras obras estão marcadas durante a leitura. O enredo nos envolve de uma forma que você quer conhecer todo esse mundo juntamente com Adapak e fica dividido sobre a real intenção dos personagens. Não é um livro de fantasia infanto juvenil, é um livro com um enredo mais complexo e elaborado, para sentar e sentir-se dentro da história.

Me encontre aqui:
 facebook  pinterest  instagram  skoob 

Posts Relacionados

7 comentários

  1. Não é a primeira resenha que leio sobre esse livro, ele me despertou interesse na primeira resenha que li, mas a sua é muito mais envolvente! Adorei!

    Beijo, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bom que gostou!
      Fico feliz mesmo que a minha resenha tenha feito você sentir ainda mais interesse pelo livro =)

      Excluir
  2. Já li outra resenha positiva do livro e sempre fico curiosa. Acho a capa lindíssima!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia o livro nem o autor. Apesar de não ser muito o estilo de livro que leio, parece ser interessante. Principalmente porque você disse que o enredo é mais complexo e elaborado.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Só adiaria a leitura por estar fugindo um pouco de livros com protagonistas adolescentes, rs. Mas parece ser interessante, não conhecia o livro.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É a primeira vez que leio uma resenha desse livro e já adorei! Vou procurar na submarino, vai que encontro uma promoção!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir